Pedra do Baú Historia
A Pedra do Baú é considerada uma das formações rochosas mais bonitas da Serra da Mantiqueira, está inteiramente localizada no município de São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo. Em 2010 foi constituído Monumento Natural e passou a ter gestão compartilhada entre a Prefeitura do município (veja o site) e Fundação Florestal (veja site)
A maior visitação do Monumento Natural Pedra do Baú está concentrada nas três formações rochosas principais, chamados de, Bauzinho (1760m), Pedra do Baú (1950m) e Ana Chata (1670m), onde é possível realizar diversas atividades de todos os níveis de dificuldade, agradando assim a todos que desejam realizar atividades ao ar livre em contato com a natureza.
História da Pedra do Baú
A história da Pedra do Baú começa no ano 1940, exatamente no dia 12 de Agosto, quando os irmãos Cortez (Antônio e João Teixeira de Souza) alcançaram pela primeira vez o cume da desejada montanha.
Desde a infância os irmãos João e Antônio, eram aficionados pela aventura, ambos tentaram exaustivamente a conquista da Pedra do Baú durante anos até que uma noite João teve um sonho: uma linda mulher vestida de branco levou-o até um determinado ponto na base da pedra, de onde ele conseguiria a tão desejada escalada. No dia seguinte João correu até a casa do seu irmão, e contou todo o sonho, mesmo não tendo muita confiança resolveram tentar, foram até o ponto exato do sonho, na face sul da Pedra do Baú, um pouco menos íngreme e com mais vegetação e começaram a façanha, horas depois após atravessar matas fechadas, rochas e se agarrar em troncos para ultrapassar as partes mais verticais do paredão, chegaram até o cume da Pedra do Baú.
Na época essa foi uma conquista inacreditável, gerando alvoroço nas redondezas e em muitas regiões, com tanta repercussão surgiram algumas dúvidas sobre o sucesso real da façanha, motivo pelo qual os irmãos Cortez marcaram uma nova data para provar o feito, assim no dia 19 de Agosto de 1940, foram reunidas autoridades sambentistas da época, alguns membros da comunidade e de outras cidades vizinhas e por volta do meio dia os irmãos Cortez apontaram sobre a Pedra do Baú e hastearam a bandeira do Brasil, enquanto os expectadores aplaudiam entusiasmados do Bauzinho e a banda da cidade tocava o Hino Nacional, agora sim a noticia se espalhou aparecendo em jornais de todo o estado de São Paulo.
Com tamanha repercussão, um rico empresário, Luiz Dummont Villares, decidiu contratar os dois irmãos para levá-lo ao topo da Pedra do Baú e ficou tão impressionado com a beleza do local, que dois anos depois, em 30 de Agosto de 1943, patrocinou a construção da primeira escada (via Ferrata) pela face sul, que facilitou o acesso ao topo da Pedra do Baú para muitas pessoas.
Pouco tempo depois em 1945, Antônio Cortez realizava a primeira descida pela face norte, com ajuda de cordas (rapel da época), e surgia a ideia de construir uma escada também por esse lado da Pedra do Baú, muito mais íngreme e de rocha limpa, que seria patrocinada também por Luiz Dummont Villares, assim como a construção do primeiro abrigo de montanha do Brasil, que começou nesse mesmo ano durante o mês de Abril, situado no topo da Pedra do Baú, que demorou um ano e dez messes para ficar pronto devido a complexidade do transporte dos materiais até o cume da montanha.
O abrigo da Pedra do Baú foi inaugurado em 12 de Janeiro de 1947, considerado extremamente moderno para sua época, contava com pára-raios, sistema de captação e tratamento de água (a água já utilizada era reaproveitada no banheiro), 21 camas de campanha, cozinha, lareira e até alguns utensílios de cozinha. Na frente do abrigo ficava um enorme sino de bronze com a data de inauguração e o nome dos conquistadores da façanha (Antônio e João Teixeira de Souza). Todo corajoso que conseguisse vencer os 620 degraus até o topo deveria tocar o sino e deixar sua assinatura no livro de cume.
Infelizmente o vandalismo chegou até lá encima… Na primeira vez queimaram as camas e jogaram o sino do alto da pedra, o Sr. Villares restaurou tudo, na segunda ocasião o abrigo foi totalmente destruído e o Sr. Villares desistiu de reconstruir e foi realizada a desmontagem de tudo o possível, restando hoje só os alicerces.
Fontes:
Também surgiram varias lendas sobre a Pedra do Baú, confira os links abaixo!
Veja algumas fotos históricas da Pedra do Baú
E agora... quer vir conhecer a Pedra do Baú?
Temos opções de passeios para todas as idades e gostos
Ficou alguma dúvida?
Chama no WhatsApp!
Vamos conversar, tirar dúvidas e te ajudar em todo possível para que sua experiência em São Bento do Sapucaí seja inesquecível.
Agência de Turismo Cadastrada N°: 26054979 10 0001-4
Todos os participantes das atividades são assegurados pela seguradora Porto Seguro
Condutores de Turismo com certificação de Primeiros Socorros em Áreas Remotas