São Bento do Sapucaí

Historia da Cidade

O município de São Bento do Sapucaí é o núcleo mais antigo da região, fundado em 1720, na época era conhecido como Terras Altas da Mantiqueira, o bandeirismo e a mineração são as principais circunstancias que impulsaram a colonização, acreditava-se que a região escondia grande quantidade de ouro, destaca a figura de Gaspar Vaz da Cunha quem foi um dos primeiros a pisar nas serranias da Mantiqueira e o primeiro a observar que a região de São Bento seria um lugar perfeito para se instalar.

O clima temperado favorecia a presencia humana, os cultivos e a criação de gado e assim começou a convidar pessoas de São Paulo e Minas Gerais para se estabelecerem na região e teve inicio o primeiro povoamento.

Durante muito tempo teve-se como data de fundação da cidade o dia 3 de fevereiro de 1828 mas posteriormente, adotou-se a data de 16 de Agosto de 1832, que foi a data de elevação a categoria de Freguesia.

Tempos depois, em 16 de Abril de 1858, a Freguesia passou a Vila e posteriormente tornou-se cidade em 30 de Março de 1876, pela Lei n° 48, anos depois os distritos de Campos do Jordão (1934) e Santo Antonio do Pinhal (1959) se emanciparam e por ultimo o 26 de Janeiro de 1976 foi declarada Estância Climática.

São Bento do Sapucaí ilustra ainda em sua historia um papel importante na Revolução Constitucional de 1932, tendo sido palco de combates travados entre paulista e mineiros. Voluntários se dispersaram pelas trincheiras abertas na divisa dos dois estados (algumas delas podem ser visitadas, assim como o Museu da Revolução) para evitar o avanço dos Getulistas.  Quando a ordem de cessar o fogo chegou ao quartel general de São Bento, a revolução já havia terminado à dois dias. Apos cessar o fogo, a cidade foi invadida pacificamente pela Tropa Federal e a maioria dos soldados paulistas se embrenhou no mato e alcançaram estradas mais seguras, com medo de represálias. 

A cidade se orgulha também de ter vários personagens ilustres entre seus filhos, como podem ser:

  • Plínio Salgado, jornalista e escritor, participou do movimento modernista, foi varias vezes deputado estadual e disputou a Presidência da Republica em 1955, sendo derrotado por Juscelino Kubitschek.
  • Miguel Reale: formado em direito, com inúmeros livros publicados, reitor da USP e fundou a sociedade Interamericana de Filosofia.
  • Eugenia Sereno, ganhou o reconhecimento pelo romance “O pássaro da Escuridão” e até hoje é elogiada pelos críticos de literatura.
  • Os Irmãos João e Antonio Cortez, os primeiros a alcançar o cume da Pedra do Baú, no dia 12 de Agosto de 1940 e juntamente com outros sambentistas construíram no topo da formação o primeiro abrigo de montanha do Brasil.
MONA Pedra do Baú

Agora que conheceu a historia de São Bento do Sapucaí, que tal saber mais sobre seu principal atrativo turístico?

E para completar seu roteiro por São Bento do Sapucaí, deixamos todas as dicas de lazer, restaurantes, artesanatos, circuitos culturais e produtores rurais da região.